STRETCHING GLOBAL ATIVO - SGA

O Stretching Global Ativo (SGA) é uma derivação da Reeducação Postural Global (RPG), método revolucionário desenvolvido por Phillipe Souchard, que visa a prevenção e a correção de desvios posturais.

O SGA nasceu da necessidade de orientar atletas e técnicos quanto a melhor maneira de levar adiante os treinos e a prática desportiva sem, contudo prejudicar a estrutura física destes indivíduos.

Criado por Phillipe Souchard em 1995, o SGA mantém os princípios do RPG, de forma a tirar o melhor proveito da fisiologia dos músculos envolvidos em cada modalidade esportiva, respeitando às características individuais dos atletas.

No SGA, a maneira de executar um alongamento decorre de determinados princípios anatômicos, biomecânicos e físicos. Esses princípios, que integram a base do trabalho de reeducação postural global, hão de ser aplicados à prática desportiva, tornando-se por consequência, a base de todo o nosso trabalho no esporte.

O SGA visa integração das cadeias musculares durante o trabalho de alongamento. Desta forma, evita perdas e compensações desnecessárias, obtendo como resultado final um trabalho mais seguro e eficaz.


O SGA é indicado às seguintes pessoas:

:: Esportistas de alto nível
:: Esportistas amadores
:: Treinadores
:: Fisioterapeutas
:: Preparadores físicos
:: Personal Trainers
:: Professores de esporte
:: Praticantes de ginástica
:: Prioridades na necessidade do alongamento

O objetivo principal do alongamento é compensar o encurtamento dos músculos; em outras palavras, ganhar um comprimento perdido.

Para facilitar a compreensão individual da flexibilidade a ser realizada, o SGA definiu quatro objetivos principais para a prática do alongamento:

- Alongar os músculos que freiam a amplitude do movimento a ser realizado dentro do esporte desejado.
- Alongar os músculos que efetuam os movimentos dentro do esporte desejado.
- Alongar os músculos que provocam compensações locais ou à distância e que, com o tempo, poderão vir

topo